Recomendo para quem estuda e/ou trabalha na área de TI. O filme proporciona ao telespectador conhecer um pouco mais sobre a história da Microsoft, Apple e outras empresas do ramo.
Título: Piratas da Informática
Titulo Original.: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999
Direção: Martyn Burke
O longa conta a história da evolução dos computadores pessoais (PC's), em especial tratando dos fundadores da Micosoft e Apple, que tiveram função vital no desenrolar dessa evolução.
É traçado um panorama entre Bill Gates, Steve Jobs e seus parceiros. Enquanto Jobs gosta de tomar LSD e participar de passeatas educacionais, Gates é um mestre no jogo de pôker. Mas os dois têm algo em comum, são jovens que enxergam bem além do seu presente, e querem participar ativamente da evolução dos computadores.
Steve Jobs com seu amigo Steve Wozniak, fundam a Apple e criam o Apple I, um computador com monitor para concorrer com o Altair da IBM, um equipamento que apenas emitia luzes em resposta aos comandos. Foi nessa época que Bill Gates e seu amigo Paul Allen venderam para a IBM uma versão do BASIC, pois o Altair não era nada sem o software.
Um fato marcante que o filme relata é a criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da Xerox, rejeitado pelos comandantes dessa empresa. Achavam que não havia explicação para uma pessoa “comum” ter computador em casa. Mas despertou o interesse de Steve Jobs que fez uma visita para conhecer o sistema. Baseado nessa idéia surgiu o MAC OS (Sistema operacional dos computadores Macintosh).
Outro episódio marcante no filme é quando Bill Gates é esnobado por Steve Jobs em uma feira de lançamento do Apple II. A rivalidade bastante retratada nessa história começa nesse momento.
Depois de já estar trabalhando para a IBM vendendo seu software, e ter fundado a Microsoft, juntamente com seu amigo Paul Allen, Gates fez uma visita à Apple com sua equipe, para falar com Jobs sobre negócios e visitar as instalações de sua empresa. Bill Gates convenceu Steve Jobs à contratá-lo para criar o software para o novo computador da Apple, o Macintosh.
A Apple forneceu três computadores Macintosh à Microsoft. Ao receber as máquinas, a empresa de Gates copiou a tecnologia e "criou" o Windows. Há uma discussão interessante no longa entre Jobs e Bill Gates sobre o Windows, ao final Gates “enrolou” Jobs e conseguiu “passar a perna” em quem o esnobou (na feira de lançamento do Apple II).
Steve Jobs foi demitido da Apple em 1985. Em 1997 retornou para a Apple para salvá-la, pois estava à beira da falência. Suas estratégias estavam sempre no design marcante e produtos criativos.
Bill Gates se tornou o homem mais rico do planeta (ainda era na época que escrevi essa resenha) e comanda hoje uma das maiores indústrias de software do planeta, a Microsoft.
Considerações
O filme relata a história de uma forma bem diversificada. E retrata os personagens de maneira a se tornar uma história engraçada. Por exemplo, é dado uma idéia de que Bill Gates é um jovem bobo. Até poderia ser, porém mais tarde quando começa à se relacionar com os chefes da IBM e com Steve Jobs, se mostra alguém esperto e malicioso.
Talvez até pelo método de abordagem bem divertido, a obra tende à parecer fictícia, tendenciando ao telespectador não confiar na história. O próprio Steve Wozniak já deu entrevistas em que fala sobre o filme, e a conclusão é de que boa parte da história do filme realmente foi verdade. Fica a dúvida também, se realmente Steve Jobs teve uma filha e deu o nome à ela de Lisa, assim como batizou com esse nome um dos computadores da Apple.
A obra foi muito bem planejada e executada, a forma divertida faz com que a atenção de quem assiste ao filme seja espontânea e capte de forma fixada o contexto histórico em que transformações ocorreram, além de traçar um panorama entre a vida de Bill Gates e Steve Jobs.
4 comentários:
Valeu hein gabriel eu tinha assistido esse filme aí ñ tinha entendido.
Mas só que essa resenha me ajudou muito
Muido bom, esse seu resumo!!! me ajuudou basatante!vlw! Leo Menezes
vlw me salvou da lição de casa de ultima hora kk...
Sem dúvida, este filme tem a fazer todos os fãs de Steve Jobs e Bill Gates, é um excelente representação de como nasceram as duas marcas líderes em tecnologia do mundo, Pirates do Vale do Silício é um dos melhores filmes para nerds e geeks.
Postar um comentário